sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Parábola da Riqueza

Havia quatro pessoas em uma roda de conversa, um jovem, um homem de meia idade, a mulher deste homem e um ancião. Foi então que a mulher espontaneamente perguntou: Qual foi a pessoa mais rica que vocês já conheceram?
O jovem se interessou logo pelo assunto e se prontificou:
-Um dia estava eu no intervalo do meu trabalho como auxiliar de montagem de automóveis quando vi de longe o dono da maior empresa de automóveis do país. Ele veio se aproximando, não pude evitar a emoção e logo que passou pela minha frente puxei assunto.
-E o qual foi a reação dele? – resmunga o ancião.
-Me mirou da cabeça aos pés e com tom irônico me cumprimentou, em seguida abriu seu celular, colocou-o na orelha e continuou a caminhar. E você conheceu alguém poderoso? – Perguntou dirigindo-se à mulher.
Ela, sem indagar, respondeu audaciosamente:
- Cresci com João,  presidente da associação de médicos da maior universidade da Europa.
-Eram amigos íntimos? – Pergunta o ancião.
-Sim, mas ultimamente, com tanto trabalho, ele não consegue manter contato com velhos amigos.
- E você, meu amigo, porque não contas teu relato? – Falou o jovem se dirigindo ao homem de meia idade.
O homem ficou quieto por alguns segundos, baixou a cabeça e com certo receio começou a falar:
-Não gosto de me lembrar do fato, pois a pessoa mais poderosa que conheci foi Pedro, um amigo de faculdade, que faleceu ano passado aos trinta e sete anos. Ele era um grande trabalhador, conseguiu montar uma empresa de sapatos e em dois anos já havia conquistado mercado internacional.
-Não te importas de relatar a causa do falecimento de seu amigo? – Pergunta o ancião.
-Bem, ele sofreu com um tumor no pulmão que logo se espalhou para o cérebro e não houve salvação. E você? Com tua vasta experiência deves ter conhecido grandes homens, não é mesmo?
-É! Quem foi à pessoa mais rica que você já conheceu? – Se impôs o jovem.
-A pessoa mais rica que já conheci foi um homem que morava em um morro no meio da mata. – responde o ancião com absoluta tranqüilidade.
- O que?Estás louco? – exclamam todos os presentes.
Com um leve sorriso na face completa o ancião:
-Falo sério, pois o dono da maior empresa de automóveis nunca conseguirá ter amigos a não ser guiados por interesse, João não terá tempo para viver a vida, assim como Pedro não pôde viver com saúde por ter dedicado a alma a seu trabalho. Enquanto isso o homem do morro tem seu alimento, água da fonte, saúde, tempo para viver e verdadeiras amizades.

Nenhum comentário: