terça-feira, 25 de setembro de 2012

Leite Vegetal


          O que leva criar um animal, alimentá-lo, obrigá-lo a ficar prenho e investir em maquinas para sugar o leite de suas tetas incessantemente dez vezes mais barato do que produzir leite a partir do arroz, por exemplo?
          Percebi que o leite animal não me faz bem, procuro por leites vegetais no mercado, porém, produtos com isenção de aditivos prejudiciais a saúde são extremamente caros. Acabo produzindo o próprio leite em casa, a partir de simples ferramentas. Se eu, ensinado pelo professor google, consigo fazer leites vegetais deliciosos com preço de custo baixíssimo, por que o preço nos mercados estão tão absurdos? Leite de Arroz por 15 Reais é artifício para poucos!
           Outro detalhe é que o "insumo" da produção do leite vegetal - principalmente os de castanhas e nozes - pode ser utilizado para fazer deliciosos "queijos veganos", dar caldo a sopas e em último caso servir como uma riquíssima compostagem para a horta. Enquanto isso o "insumo" da produção de leite, ou seja, toneladas de esterco e urina infectados por antibióticos poluem os rios e em alguns casos até os lençóis freáticos.
          Existem outros resultantes da produção de leite como o baby beef, ou carne de vitela(bezerro filhote criado em condições propícias a anemia, para se ter uma carne mais macia e esbranquiçada) e a própria vaca que falece precocemente* gerando "frutos" para os abatedouros ... Hmn começo a entender o por quê de ser mais lucrativo; não são contabilizados os danos morais e ao meio ambiente em seu preço.

*Existem alguns relatos sobre vacas industriais viverem em média 1/4 da vida de uma vaca do campo.

Viva a vida, Viva o Leite Vegetal!
No YouTube há vídeos ensinando diversos tipos de leite, desde o de Amêndoas(meu favorito), Amendoim, até de Soja, Gergelim.

Nenhum comentário: