quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Enquanto te exploram, tu gritas gol!

Estava analisando a propaganda eleitoral para decidir qual vai ser meu candidato(a), ou melhor, para poder criticar essa corja de ladrões hipócritas, cínicos e de atitudes execráveis.
Quando os vejo falando não percebo intenção alguma de expor uma proposta, apenas vomitam palavras: "Fui médico, estudei não sei aonde, sou formado pela academia do escambau ao quadrado". Não sei quanto a você, mas eu não quero saber quem o candidato é, eu quero saber o que ele pode fazer para melhorar a situação do país, quero saber o que ele vai fazer em relação a destruição da Amazônia, quero saber o por quê de tantos impostos, mas se ele quizer me falar algo pessoal, me diga com sinceridade o por quê de querer se tornar presidente.
Toda criança tem aquela ilusão inocente sobre o que é ser presidente, imaginam um homem responsável que preza pelo melhor de sua nação, mas o sonho acaba quando se descobre a ambição humana, o veneno mais mortal que já existiu.
Então me pergunto: O que leva alguém, que conhece a situação desgraçada em que sobrevive o Brasil(é, talvez não conheça), a querer a presidência? Seria em busca de fama? Grana? Sonhar com um país melhor? A mistura de ambos? Sugiro que assista a propaganda eleitoral e tente imaginar o por quê de cada candidato querer o cargo. Estava focando Luís Inácio Lula da Silva a última vez que fiz isso, e percebi que está em todas propagandas de Dilma Rousseff. Uéh? Ele deixou de ser presidente para se tornar garoto propaganda?  É mais importante para Lula que Dilma ganhe do que cuidar do Brasil? Ahh, quase me esqueci que quem comanda o Brasil não é o presidente nem o senado, é o dinheiro, ou seja, a burguesia, a indústria.

 Um bom exemplo do comando brasileiro pela indústria é o caso da legalização ou não da Cannabis, conhecida como Maconha, pois caso ela seja legalizada quem sofrerá será a industria do tabaco, do alcoól e a farmacêutica. Farmacêutica? Como assim? Fácil de explicar: a cannabis, como muitas ervas, tem poderes medicinais, como para pessoas que passam pelo tratamento de quimioterapia, portanto ter uma planta de cannabis em casa e não comprar remédios seria uma perda absurda para a indústria famarcêutica, ou você acredita que alguém se preocupa com a saúde da nação? Então por que não diminuem a emissão de CO, ou ensinam as crianças a se alimentarem corretamente nas escolas?

A era da internet está mudando a face dos políticos, pois mentir agora é mais difícil, pena que existem muitas pessoas sem informação que são obrigadas a votar. O voto não vai ser facultativo tão cedo, a não ser que o povo pare de pensar só em bunda e futebol e comece a estudar o mundo. Estava passando por um viaduto na capital gaúcha e vi uma frase pichada interessante retratando o pão e circo atual: "Enquanto te exploram, tu gritas gol!"

2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa crítica!

o menino viajante disse...

Guto, é foda.
Pior que a situação política no Brasil é a discussão política... essa última consegue ser mais decadente que a situação em si.
Darei aqui a minha opinião:
No Brasil, acima dos políticos, quem manda e desmanda são os jurídicos, e acima deles os interesses. No Brasil (não só, claro.) quem governa são os interesses! Se meu voto é meramente ilustrativo, por que é obrigatório?
Foda-se a esquerda, foda-se a direita! o século 19 já foi! Estamos vivendo uma época de transição onde cada vez mais mergulhamos e cedemos a nossa vida terrena para tecnologias e ferramentas virtuais. Mas de que adianta ferramentas para todos, se o povo não tem o conhecimento certo para fazer uso proveitoso delas? Desenvolveram tecnologias na física, na biologia... Onde está a tecnologia do conhecimento? Com Platão?
Essa sim é uma discussão atual e digna de preocupação...