O que leva criar um animal, alimentá-lo, obrigá-lo a ficar prenho e investir em maquinas para sugar o leite de suas tetas incessantemente dez vezes mais barato do que produzir leite a partir do arroz, por exemplo?
Outro detalhe é que o "insumo" da produção do leite vegetal - principalmente os de castanhas e nozes - pode ser utilizado para fazer deliciosos "queijos veganos", dar caldo a sopas e em último caso servir como uma riquíssima compostagem para a horta. Enquanto isso o "insumo" da produção de leite, ou seja, toneladas de esterco e urina infectados por antibióticos poluem os rios e em alguns casos até os lençóis freáticos.
Existem outros resultantes da produção de leite como o baby beef, ou carne de vitela(bezerro filhote criado em condições propícias a anemia, para se ter uma carne mais macia e esbranquiçada) e a própria vaca que falece precocemente* gerando "frutos" para os abatedouros ... Hmn começo a entender o por quê de ser mais lucrativo; não são contabilizados os danos morais e ao meio ambiente em seu preço.
*Existem alguns relatos sobre vacas industriais viverem em média 1/4 da vida de uma vaca do campo.
Viva a vida, Viva o Leite Vegetal!
Blog explicando como fazer um leite de arroz: http://www.semglutensemlactose.com/arroz-risotos/leite-arroz-gluten-lactose/
No YouTube há vídeos ensinando diversos tipos de leite, desde o de Amêndoas(meu favorito), Amendoim, até de Soja, Gergelim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário